sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cedrico Diggory



Cedrico é referido como um rapaz justo, leal e esforçado, como diz o próprio Dumbledore. É, para além disso, bonito. Pois, essa descrição é feita ao longo da série, de facto ele apaixona-se por Cho Chang, seeker da equipe Corvinal. Cedrico, também é seeker, é essa a posição que ele ocupa na sua equipa de Quadribol Foi nomeado prefeito, provavelmente no seu quinto ano, em Harry Potter e a Câmara dos Segredos.
Aparições na série
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Teve uma curta participação na história, apenas quando vence Harry num jogo de Quadribol.
Em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Foi seleccionado como campeão de Hogwarts para o Torneio dos Três Feiticeiros. Chegou ao fim do torneio, mas foi morto por Wormtail.
Durante Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, quando a equipa Gryffindor está a fazer os preparativos para o jogo contra os Hufflepuff, faz-se a primeira menção a Cedric. Olívio Wood revela que é Cedrico o seeker adversário. Dá-se o jogo e, pela única vez na sua vida, Harry é vencido no Quidditch, devido a um ataque de Dementors que o fazem desmaiar. Cedric captura a snitch e, então, vê o que acontece. Fred Weasley disse que Cedric quando viu o que acontecera, quis repor, mas ganhou com toda a justiça.
Depois, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Cedric reaparece, quando o seu nome é extraído do Cálice de Fogo. Contudo, quando o nome de Harry é igualmente extraído, eles começam por rivalizar, acabando por fazer amizade entre si, ajudando-se no torneio. Mal Harry descobre que a primeira tarefa são dragões, revela-o de imediato a Cedric. Para lhe pagar a dívida, Cedric revela a Harry como descobrir qual é a segunda tarefa. Harry teve igualmente ajuda da Murta Queixosa. Mais tarde, na terceira tarefa, não havia ajuda que Harry pudesse dar a Cedric, e talvez a morte deste tenha sido da responsabilidade de Harry. Porque Harry convenceu-o a ganhar o torneio juntamente com ele. O que Harry ignorava era que a taça era um Botão de Transporte, transformado num Botão por Bartemius Crouch Jr.. Wormtail mata Cedric mas, por ordens de Voldemort, deixa Harry para ele. Contudo, quando se cria o efeito Priori Incantatem entre as varinhas de Harry e Voldemort, o eco de Cedric reaparece, saindo da varinha do Senhor das Trevas.
Vítima de Voldemort
Cedric foi o primeiro personagem da série que J. K. Rowling matou. A partir de Harry Potter e o Cálice de Fogo, J. K. Rowling iniciou uma tradição vulgar de matar pelo menos um personagem. Uma vez essa nova tradição iniciada e a morte de Cedric, parece que começou uma "nova série" Harry Potter.
É possível que a frase "os inocentes ão sempre as primeiras vítimas" pronunciada pelo centauro Ronan em Harry Potter e a Pedra Filosofal, se possa associar à morte de Cedric Diggory. Afinal, Ronan referia-se aos unicórnios, e a varinha de Cedric tinha no seu interior, como produtor de magia, um pelo de unicórnio. Contudo, a frase também se podia associar a Ron Weasley, pois ele menciona em Harry Potter e a Pedra Filosofal que a sua varinha também tem no seu interior pelo de unicórnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário