sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Argo Filch


Argo Filch (Argus Filch em Portugal) é o zelador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Aspectos Básicos
Filch é odiado por todos os alunos da escola. Afinal de contas, adora arranjar pretextos para lhes dar castigos. Sucedeu o encarregado Apollyon Pringle. Filch tornou-se amigo de Severus Snape e Dolores Umbridge. Tem uma gata chamada Madame Norra.
Filch apareceu pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Filch em Hogwarts
Pouco se sabe sobre Argus Filch, por isso ninguém sabe porque razão o encarregado foi parar a Hogwarts. O que é certo é que Dumbledore não deseja que Filch se vá embora de Hogwarts, apesar da sua "guerra infindável contra os estudantes". De fato, Dumbledore mal se encontra com Filch, e o gabinete deste é bastante diferente do dos professores. No gabinete de Argus, há várias gavetas cheias de artefatos confiscados dos alunos. Fred e George Weasley têm uma gaveta só para eles. O gabinete não tem janelas.
Aparentemente, Filch já estava em Hogwarts quando Remus Lupin, Peter Pettigrew, Sirius Black e James Potter lá estudaram, pois Filch confiscou-lhes o Mapa do Maroto. É claro que Filch nem sequer podia saber se o mapa fazia algo de errado, provavelmente o zelador apenas o confiscou devido ao seu gosto por castigos e punições, que o fizeram dizer que Dolores Umbridge foi a melhor coisa que alguma vez aconteceu a Hogwarts. Dois brilhantes alvos de Filch são os gémeos Weasley que, com as suas "traquinices", vão várias vezes parar ao gabinete de Filch. De uma dessas vezes retiraram o Mapa do Maroto sem que Filch apercebesse, e deram-no de presente a Harry Potter. Este também já foi parar ao gabinete do encarregado, acusado de sujar os corredores com lama, em Harry Potter e a Câmara dos Segredos. O Nick-Quase-Sem-Cabeça convenceu o poltergeist Peeves a distrair Filch partindo um armário, numa tentativa de fazer com que Harry escapasse ao castigo. Assim, Harry fica algum tempo no gabinete de Filch, descobrindo um envelope vermelho na mesa. Abre-o e descobre que é um curso de magia por correspondência. E, ao regressar ao seu gabinete, Filch fica muito envergonhado por Harry ter lido a carta. Poucos dias depois, Harry descobre a razão: Filch é nem mais nem menos que um cepatorta.
Filch não pode com Peeves. Detesta-o porque ele passa o tempo a atormentar tudo, dando muito trabalho ao zelador.
Mais tarde, em Harry Potter e o Príncipe Misterioso, aconteceu algo que despertou bastante curiosidade aos estudantes. No funeral de Dumbledore, Filch apareceu ao lado de Madame Pince, a bibliotecária, que também tem a mesma atitude do zelador em relação aos estudantes. Assim, todos imaginaram o perfeito casal: ambos protuberantes, com gosto por passar castigos e punir..

Nenhum comentário:

Postar um comentário